sábado, 17 de setembro de 2011

Desprender-se.







“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração - e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se." - Paulo Coelho


Um sorriso,
Um abraço,
Riso,
Euforia,
Leve,
Livre,
Cores,
Livre.

3 comentários:

  1. Em teoria a mudança é muito simples... o desapego é lindo!! Na teoria.
    Na prática, na vida e em seu dia a dia, o esquecimento de certas coisas deixa de ser natural e passamos a lutar para que ele aconteça, e rápido!! A memória ruim causa muito atraso na vida, e como tudo nessa vida é rápido, até ela mesma, a gente nem sente a estrada vida e seu caminhar, se quiser. Eu batalho pra esquecer muita coisa do meu último relacionamento por exemplo, mas a lembrança de que coisas boas também aconteceram suprem a necessidade do esquecimento e acabam por conflitar com o acordar diário e ver que nada daquilo existe mais. Pelo menos tenho a consciência tranquila porque sei que a minha parte para que desse certo eu fiz, e bem feito! Em teoria apenas com isso eu seria feliz nesse relacionamento, mas como disse anteriormente: Nada é tão simples e belo como na teoria, tanto em relacionamento como em qualquer coisa da vida. Na teoria, troca-se um amor para esquecer outro, trocam-se pessoas como se troca de roupa, troca-se de emprego buscando apenas o salário, troca-se de curso por mera preguiça, troca-se de casa por causa de feng shui enfim - troca-se.
    Tudo é substituído e substituível, menos o que mais importa, que é a nossa essência. E eu acho que quando se acha que conhece a essência de alguém, investe nisso para ser feliz, e aquele te decepciona, é um poço sem fim - normal. Se reerguer dessa fossa - aí, é a vida na prática - BEM MAIS TERRÍVEL DO QUE AQUELA GOSTOSA TEORIA.

    ResponderExcluir
  2. Não chamaria o texto de Paulo Coelho uma teoria, mas sim palavras confortantes de um futuro que nos espera, mas que a gente insiste a se apegar a coisas sem sentido. Se a gente for olhar pra trás, a vida é mesmo um ciclo, um dia deixamos os brinquedos de lado para vivermos a puberdade, um dia deixamos a adolescência para assumirmos a responsabilidade de um cidadão com CPF e CTPS. "O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar."
    A verdade é que a vida é blasé, o texto pode ser blasé e toda os pensamentos de todos os pensadores que já existiram e já confabularam sobre a vida é blasé e clichê. A gente nunca sabe ao certo o que é suficiente. Ás vezes, minha vontade é de ser um cachorro, um gato, uma borboleta, só vive através de instintos e tá tudo ótimo. A sociedade coloca um parâmetro de felicidade à sua vista: se você não segue esse parâmetro, você é um fracassado.
    De fato, não acredito em "amor da sua vida" mais, acredito sim, naquele que te faz bem e te respeita.
    De fato, tudo pode ser substituído sim.
    Por que o ser humano ainda não entendeu o que é ser livre. Nem eu.

    "Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome" - Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  3. O mundo é cheio de "palavras confortantes", cheio de teorias que acalmam, cheio de gente pra falar o que fazer e pra falar sobre o certo ou errado. Mas nada nem ninguém é melhor "confortador" do que o tempo e o esquecimento natural. O problema é só esse meio tempo entre a lembrança ativa e essa tão bendita hora que se esquece de vez a memória ruim.
    Só fico triste pelos que trocam de pessoas pensando apenas em si ao invés de querer lutar pela melhora dos dois; pelos que trocam roupas que ficaram justas ou "velhas" por novas mais largas ao invés de querer emagrecer; pelos que trocam de emprego pois buscam apenas o melhor salário e se esquecem das condições de trabalho; pelos que substituem pessoas apenas por julgar que "se não foi é porque não tinha que ser". Tem muita gente no mundo né? Achar um "amigo", um "namorado", é muito fácil, difícil, é achar um sentimento verdadeiro.

    ResponderExcluir